Materiais funcionais nanoestruturados
O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais desenvolve materiais para solucionar problemas relacionados à saúde, meio ambiente e energia
 

O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDFM) é uma evolução do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, que recebeu apoio financeiro da FAPESP na primeira fase do Programa CEPID, iniciada em 2000, e teve como foco de pesquisa a síntese de materiais com composição química, microestrutura e morfologia controladas.

O CDFM utilizará essa competência para realizar pesquisa e desenvolvimento de materiais funcionais nanoestruturados, customizados para solucionar problemas relacionados à energia renovável, à saúde e ao meio ambiente. O Centro contará com plantas-piloto de nanopartículas funcionais e estimulará a geração de novas empresas de base tecnológica.

Oferecerá ainda um programa de educação voltado a professores do ensino médio, aos quais serão ofertados cursos de extensão voltados ao uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação científica, a fim de colaborar com a melhoria do desempenho em sala de aula.

A técnica de mapeamento conceitual permitirá construir e relacionar conceitos para representar o conhecimento de forma hierárquica e partilhar esse significado entre professores e alunos, facilitando o aprendizado e o raciocínio científico. Além disso, está previsto o oferecimento de cursos de especialização em comunicação e difusão da Ciência. 

(Foto: CDFM)