Equipe de difusão do CeTICS participa de simpósio com CEPIDs
Representantes dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela FAPESP se reúnem em São Carlos para discutir formas inovadoras de divulgação das pesquisas

O I Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), apoiados pela FAPESP, foi realizado de 17 a 19 de abril na UFSCar, em São Carlos. 

Com objetivo de explorar os trabalhos de divulgação realizados pelos CEPIDs e discutir o que mais pode ser feito, os pesquisadores apresentaram projetos que obtiveram resultados positivos na difusão das pesquisas. 

A FAPESP apoia 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) que têm como missão desenvolver investigação fundamental ou aplicada, focada em temas específicos; contribuir ativamente para a inovação por meio de transferência de tecnologia, além de oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental, médio e público em geral.  

Um dos CEPIDs é o Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS), com sede no Instituto Butantan, em São Paulo. Para a coordenadora de educação e difusão do conhecimento, Mônica Lopes Ferreira, o mais gratificante do trabalho é ver o público interessado no trabalho científico. 

“Um dos nossos trabalhos é a exposição ‘CeTICS Sobre Rodas’. Um projeto que passa por diversos lugares, entre eles, escolas públicas e privadas. Em uma escola pública, por exemplo, a professora pediu para os alunos desenharem a exposição e os cientistas. Um aluno ficou tão empolgado que já queria seguir essa carreira de ‘ajudar os outros’, algo que ele nunca tinha ouvido falar. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse Lopes Ferreira.