Métodos computacionais avançados
Para promover ganhos significativos em inovação e difusão na área de e-Science, o Centro de Pesquisa em Ciência e Engenharia Computacional foca suas pesquisas e atividades na modelagem de alto desempenho

O Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES, da sigla em inglês) dedica-se ao desenvolvimento e à aplicação de métodos computacionais avançados para solucionar problemas de fronteira nas ciências e nas engenharias, com o objetivo de promover avanços substantivos em inovação tecnológica e difusão nesta área do conhecimento denominada e-Science.

Sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em prédio próprio, o CCES conta com auditório para 160 pessoas, salas e ambientes adequados para abrigar equipamentos computacionais que serão instalados com recursos provenientes de um projeto recém-aprovado na chamada CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), complementados por recursos da Unicamp.

O Centro reúne pesquisadores dos Institutos de Biologia, Computação, Física, Matemática, Química e Engenharia Mecânica da Unicamp, e tem a modelagem computacional de alto desempenho como agente unificador de sua temática e foco científico. Conta também com a participação de cinco pesquisadores de renome das Universidades do Texas e de Yale, nos Estados Unidos, da Universidade de Graz, na Áustria, e da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

Em um ambiente de excelência, pioneiro no Brasil, o CCES busca multiplicar as competências atuais da área de simulação e modelagem computacional e promover a interação entre seus integrantes na solução de novos desafios científicos envolvendo nanomateriais, sistemas biomoleculares de interesse à saúde humana e ao setor de bioenergia, bioinformática, sistemas particulados e semi particulados, meios porosos, meios contínuos e geofísica computacional.

Além disso, o Centro criará condições para a interação com setores produtivos, a geração de inovação e a difusão do conhecimento, por meio de seus núcleos de Transferência e Inovação Tecnológica – que atuarão em estreita colaboração com a Agência de Inovação Inova Unicamp.

O CCES abrigará uma unidade de Educação, Ciência e Divulgação, responsável pela organização e desenvolvimento de materiais de e-learning voltados para professores e alunos da rede pública de ensino. Essa unidade também implementará programas para promover maior visibilidade às atividades de pesquisa do Centro e organizará seminários e cursos de verão com foco em modelagem computacional e ciência da computação. 

(Foto: Wikimedia)