Sobre o Centro
Foco na investigação sobre genética e instabilidade genômica associadas ao envelhecimento e a doenças degenerativas

O Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (HUG-CELL, da sigla em inglês), realiza pesquisas sobre genética e instabilidade genômica associadas ao envelhecimento e a doenças degenerativas, mecanismos epigenéticos envolvidos na manifestação dessas doenças e variabilidade fenotípica de indivíduos com mutações de doenças mendelianas.

 
O CEPID desenvolverá também um projeto de comparação da variação do genoma e do funcionamento do cérebro entre indivíduos brasileiros saudáveis com mais de 80 anos e um grupo de pessoas com mais de 60 anos.
 
Estão previstos o desenvolvimento de kits para o diagnóstico de doenças raras e o estabelecimento de parcerias com empresas startups de biotecnologia, além de programas de educação e difusão da Ciência.
 
 
Dessa forma, os pesquisadores ampliarão o escopo de investigação do Centro de Pesquisa do Genoma Humano, apoiado na primeira chamada do Programa CEPID, em 2000, que teve como foco o estudo de expressão e diferenciação gênica em distúrbios genéticos complexos.

(Foto: HUG-CELL)