Sobre o Centro
O Neuromat integra a modelagem matemática com a pesquisa básica e aplicada à neurociência que, cada vez mais, requer ferramentas matemáticas para analisar a enorme massa de dados gerados por recursos experimentais

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat) é um centro de pesquisa avançada em neurociência teórica e reúne uma equipe de ponta formada por matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas e clínicos especialistas em reabilitação.

A estrutura de pesquisa foi desenhada para dar conta de condições variadas. Em primeiro lugar, ela não se limita a uma área particular da matemática, o que explica as diferentes especialidades dos matemáticos da equipe. 

Em segundo lugar, pretende desenvolver modelos que contribuam para a compreensão dos fatos experimentais, ao invés de simplesmente fazer descrições fenomenológicas. O real entendimento e a capacidade de predição exigem a colaboração com especialistas nas áreas aplicadas da neurociência. Por isso, o grupo tem especialistas em registro de dados neurais e em doenças neurológicas.

Em terceiro lugar, o Centro produzirá algoritmos e procedimentos eficientes – contando, para tanto, com cientistas da computação. E, por fim, a meta do Neuromat é possibilitar o desenvolvimento de produtos úteis aos profissionais da área médica e da saúde pública.

No que ser refere à transferência de tecnologia e inovação, está previsto o desenvolvimento de produtos para a saúde pública voltados à neurorreabilitação, o que inclui a criação e a análise de uma base de dados para o suporte ao diagnóstico clínico e ao acompanhamento de pacientes.

O plano de difusão do conhecimento inclui a criação de cursos e oficinas destinados a estudantes de todos os níveis, professores de escolas públicas e jornalistas.

(Foto: Juan Ojea)