Sobre o Centro
As linhas de estudo desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica incluem óptica, física atômica, materiais e biofotônica, distribuídas em três frentes principais: átomos frios, plasmônica e biofotônica

O Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), constituído como CEPID desde o primeiro edital do Programa, estabelecerá uma infraestrutura moderna para o estudo de tópicos relevantes em óptica e assumirá de forma consistente a missão de transferência de conhecimento para o setor produtivo e a realização de um vasto programa de difusão da Ciência.

As linhas de pesquisa adotadas incorporam aspectos modernos de óptica, física atômica, materiais e biofotônica, contemplando três frentes principais – átomos frios, plasmônica e biofotônica. 

Os estudos abrangerão desde aspectos básicos da interação da luz com tecidos biológicos, passando por provas de princípios, até suas aplicações clínicas. Pesquisas laboratoriais e clínicas constituem o elenco de atividades do Centro.

Paralelamente, os resultados e os conhecimentos gerados serão usados em um programa de inovação tecnológica que permitirá desenvolver novos produtos, criar empresas e colaborar com empresas já existentes.

Um ousado programa de divulgação da Ciência – com canal de TV próprio e uma grande variedade de atividades – deverá cobrir todos os níveis educacionais, difundindo informações entre estudantes da fase pré-escolar, dos níveis fundamental, médio e universitário e na sociedade de forma geral.

O Cepof atua em um contexto de inserção internacional, com atração de estudantes e pós-doutorandos, e no estabelecimento de programas de cooperação.

(Foto: Cepof)