BV-FAPESP: projetos de pesquisa conduzidos no centro com apoio da FAPESP
CIBFar Na Mídia: notícias sobre o centro
O Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) tem como objetivo principal a realização de ciência básica e aplicada, bem como o desenvolvimento tecnológico em todas as áreas de biodiversidade e de descoberta de fármacos com base em pesquisas que utilizam o estado da arte da química de produtos naturais, química orgânica sintética, biologia molecular e estrutural, bioquímica, química medicinal, planejamento de fármacos e ensaios farmacológicos.
Os objetivos específicos são a bioprospecção da flora brasileira para a identificação de compostos com um amplo espectro de atividades biológicas (e.g., antiparasitária, antibacteriana, anticâncer); seleção de compostos bioativos promissores para síntese orgânica e estudos das relações entre a estrutura e atividade (SAR, QSAR); uso de estratégias de planejamento de fármacos baseado na estrutura do receptor (SBDD) e do ligante (LBDD); emprego de abordagens para otimização de compostos-líderes; estudos pré-clínicos de eficácia, toxicologia e farmacocinética in vitro e in vivo para a avaliação e otimização de propriedades de candidatos a novos fármacos.
O objetivo final é o desenvolvimento de novas entidades químicas (NCEs) com elevado potencial de inovação para desenvolvimento clínico. Para tanto, o CIBFar se baseia não apenas nas competências e conhecimentos científicos sólidos em todas as áreas de interesse, mas também em uma estrutura organizada para a integração das abordagens modernas em biodiversidade e descoberta de fármacos.
O CIBFar tem como principal característica a infraestrutura bem estabelecida em termos de competências para o apoio técnico, financeiro, educação tecnológica e gestão executiva. A integração máxima com o setor produtivo será realizada para identificação de oportunidades e definição de metas. No aspecto educacional, o Centro conta com a significativa experiência adquirida ao longo de uma década em educação e disseminação do conhecimento realizada no CEPID-FAPESP.
O CIBFar é uma iniciativa resultante de projetos de pesquisa colaborativos, envolvendo: Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) e Laboratório de Biofísica Molecular – IFSC – USP; Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NUBBE) – IQ – Unesp; Laboratórios de Síntese Orgânica – IQ – Unicamp; Laboratórios de Produtos Naturais e Síntese Orgânica – DQ – UFSCar; e Laboratório de Produtos Naturais – FCFRP – USP.
01/07/2022
Métodos modernos de descoberta de fármacos permitiram avanços no combate a algumas doenças tropicais negligenciadas, entre elas leishmaniose e Chagas. Mas os estudos sobre esquistossomose e outras moléstias causadas por vermes seguem em estágio inicial, relatam pesquisadores brasileiros na revista Drug Discovery Today
29/04/2022
Novas terapias são essenciais para evitar o agravamento dos casos e até mesmo para tratar surtos futuros causados por outros coronavírus, avaliaram pesquisadores durante seminário do Ciclo ILP-FAPESP de Pesquisa e Inovação
18/11/2021
Avaliação foi feita por participantes da 6ª Conferência FAPESP 60 anos, que reuniu ontem especialistas de Brasil, Reino Unido e Estados Unidos para tratar de moléstias que afetam cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo