CEPID 2013-2024
Site: neuromat.numec.prp.usp.br
Pesquisador responsável: Oswaldo Baffa Filho
Coordenador de educação e difusão do conhecimento: Fernando Jorge da Paixão Filho
Coordenador de transferência de tecnologa: Antonio Carlos Roque da Silva Filho
INSTITUIÇÃO SEDE
Universidade de São Paulo (USP)
Rua do Matão, 1010
05508-090 - São Paulo, SP - Brasil
BV-FAPESP: projetos de pesquisa conduzidos no centro com apoio da FAPESP
NeuroMat Na Mídia: notícias sobre o centro
O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) integra a modelagem matemática com a pesquisa básica e aplicada à neurociência que, cada vez mais, requer ferramentas matemáticas para analisar a enorme massa de dados gerados por recursos experimentais
O Neuromat é um centro de pesquisa avançada em neurociência teórica e reúne uma equipe de ponta formada por matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas e clínicos especialistas em reabilitação.
A estrutura de pesquisa foi desenhada para dar conta de condições variadas. Em primeiro lugar, ela não se limita a uma área particular da matemática, o que explica as diferentes especialidades dos matemáticos da equipe.
Em segundo lugar, pretende desenvolver modelos que contribuam para a compreensão dos fatos experimentais, ao invés de simplesmente fazer descrições fenomenológicas. O real entendimento e a capacidade de predição exigem a colaboração com especialistas nas áreas aplicadas da neurociência. Por isso, o grupo tem especialistas em registro de dados neurais e em doenças neurológicas.
Em terceiro lugar, o Centro produzirá algoritmos e procedimentos eficientes – contando, para tanto, com cientistas da computação. E, por fim, a meta do Neuromat é possibilitar o desenvolvimento de produtos úteis aos profissionais da área médica e da saúde pública.
No que ser refere à transferência de tecnologia e inovação, está previsto o desenvolvimento de produtos para a saúde pública voltados à neurorreabilitação, o que inclui a criação e a análise de uma base de dados para o suporte ao diagnóstico clínico e ao acompanhamento de pacientes.
O plano de difusão do conhecimento inclui a criação de cursos e oficinas destinados a estudantes de todos os níveis, professores de escolas públicas e jornalistas.
15/03/2022
Programa produzido pela equipe do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática da USP reúne pacientes e especialistas para tratar de temas pouco explorados, como gestação, sexualidade e barreira profissionais