logo Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão

Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica

CEPID 2001-2013
CEPID 2013-2024
 
Site: http://cepof.ifsc.usp.br

Pesquisador responsável: Vanderlei Salvador Bagnato
Coordenador de educação e difusão do conhecimento: Euclydes Marega Júnior
Coordenador de transferência de tecnologia: Jarbas Caiado de Castro Neto

INSTITUIÇÃO SEDE
Universidade de São Paulo (USP)
Instituto de Física de São Carlos
Av. Trabalhador São Carlense, 400
13566-590 - São Carlos, SP - Brasil
 
INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Universidade de Araraquara (Uniara)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

BV-FAPESP: projetos de pesquisa conduzidos no centro com apoio da FAPESP


CEPOF Na Mídia: notícias sobre o centro

 

O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) tem como missão desenvolver ciência básica e aplicada, promover avanços tecnológicos na área de óptica bem como promover uma ampla e profunda colaboração interdisciplinar entre o Centro, empresas privadas, e parceiros internacionais.

O CePOF é composto atualmente de mais de 300 pessoas, incluindo alunos, técnicos, pesquisadores e pessoal administrativo. Aparentemente pode parecer mais um projeto de pesquisa sediado em uma universidade, mas não é. O CePOF realiza, com a mesma seriedade, pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação tecnológica e difusão de ciências. Em todas estas frentes as atividades do CePOF apresentam impactos de várias naturezas.

Na parte de ciências básicas, os pesquisadores do CePOF dedicam-se de forma incansável para avançar no conhecimento, principalmente da física atômica. Produzindo átomos a temperaturas muito baixas (-273 oC), os pesquisadores do CePOF conquistaram uma reputação internacional por estudarem como a luz interage com tais amostras, produziram pela primeira vez em todo hemisfério Sul os chamados condensados de Bose-Einstein e investigam um dos fenômenos mais desafiadores das ciências atuais: a turbulência quântica. Os temas de pesquisa básica relacionam o Centro de São Carlos com os maiores centros internacional e com diversos pesquisadores importantes, alguns dos quais ganhadores do Prêmio de Nobel de Física.

O Centro foi pioneiro nos estudos de sistemas quânticos fora do equilíbrio, especificamente a turbulência quântica em superfluidos aprisionados. Os trabalhos em átomos frios do CePOF colocaram o Brasil no mapa mundial da física dos sistemas quânticos de baixas temperaturas. O conhecimento em física atômica permitiu a construção do Relógio Atômico Brasileiro, colocando o país dentre aqueles que investem na metrologia científica de tempo e frequência. Graças a este laboratório, finalmente o país tem produzido trabalhos inéditos em metrologia, como a proposta de um relógio de átomos frios compacto, reconhecido mesmo pelas grandes empresas Americanas como projeto científico relevante.

 

RESULTADOS DE PESQUISAS CONDUZIDAS NO CENTRO: