Sobre o Centro
A construção da legitimidade das instituições nas relações entre os cidadãos e os funcionários públicos, com foco em aspectos como a administração municipal, escolas, centros de saúde, serviços de polícia e o aparato de justiça

Constituído como CEPID na primeira chamada do Programa, em 2000, o Centro para o Estudo da Violência (NEV) tem como objetivo pesquisar a construção da legitimidade das instituições a partir das relações travadas entre os cidadãos e os funcionários públicos. O trabalho envolverá ainda comparações internacionais a respeito de temas como polícias e tribunais, habitação e uso do espaço público.

Para tanto, o Centro será parceiro de instituições como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e de organizações não governamentais, de mídia, entre outras, visando a troca de informações estratégicas e de metodologias de trabalho.

Está prevista a organização de um Centro de Debate Permanente sobre Violência, Direitos Humanos e Democracia em ambientes urbanos, além de workshops, seminários internacionais e cursos.

(Foto: Leo Ramos/Revista Pesquisa FAPESP)